Talvez a vinda da família Real para o Brasil seja uma das melhores coisas que já aconteceram ao Brasil, muitos benefícios vieram junto as embarcações, até mesmo literalmente. Apesar da vinda ter sido uma bagunça e muitas coisas inusitadas aconteceram como a embarcação onde a família Real estava ficou 21 dias perdida por causa de uma tempostade ou a infestação de piolhos que deixou a esposa de Dom João VI, Carlota Joaquina, ter saido careca desta viagem.
A chegada aconteceu em Março de 1808, no Rio de Janeiro, e ao total foram quatorze embarcações que levavam toda a corte Portuguesa para o Brasil, junto a, claro, Dom João, sua esposa e D. Maria, sua mãe. Nessas embarcações vieram uma "montanha" de livros, que até hoje estão na biblioteca Nacional que fica no Rio
Mas é claro que isso nõa é tudo, com a vinda da corte o Brasil deixava de ser uma colônia, pois tinha um rei em seu solo, diferente de todos os países da América Latina, talvez por essas e outras o Brasil atualmente é o país mais avançado da América do Sul e da América Central. Ainda rendeu a mudança da capital brasileira para o Rio de Janeiro, não mais em Salvador, o que foi ruim para o Nordeste, que viria a sofrer dificuldades e não seria mais tão importante pela venda de cana de açúcar.
A abertura dos portos para as Nações amigas é a cartada final para definir o Brasil como uma província, pois podia comercializar diretamente com outros países, e não apenas a sua metrópole, que nessa história pagava mais impostos que a Inglaterra para comercializar com o Brasil. Afinal um dos principais motivos dessa vinda gira em torno da Inglaterra, pois quando Napoleão declara bloqueio continental a Inglaterra, maior aliada de Portugal, Dom João VI prefere desrespeitar a França, e quando as tropas francesas estão vindo para Portugal, acontece a transferencia da corte portuguesa para o Brasil.
Mais um fato importante é que a vinda corte acarretou para aderência do Brasil as manufaturas, o que economicamente era ótimo, ou é ótimo para que o Brasil estivesse uns passos a frente de seus vizinhos latinos, além de outro fator que demonstra como o Brasil reqlmente não é mais colônia de Portugal.
É importante ressaltar que essa transferência mudou muita coisa no Brasil principalmente naquela época, pois quando todas as outras provincias começavam a se organizar politicamente o Brasil já tinha tudo pronto, já havia manufaturas, aliados, que no caso seria a Inglaterra, o Brasil era muito independente de sua metrópole, afinal o Rei desta estava em solo brasileiro.
Douglas Eleutério Alves