Para não deixar o país que colonizou o Brasil de lado, que afinal não é um grande rival brasileiro exatamente por atualmente não ser uma grande potência mundial e até ter trago algumas coisa boas para o Brasil em vários termos, com politicamente, culturalmente, socialmente e economicamente principalmente no Período Joanino. Nesse texto será abordado um pouco do que aconteceu com portugal nesse período.
Para começar a vinda da família Real aconteceu pela forte pressão da França e da Espanha para que Portugal escolhece de que lado estava, do lado britânico ou do Napoleônico. Em 1807 a Espanha já tinha enviadodo suas tropas em direção de Portugal, claro aconpanhada dos franceses, o que forçou D. João a tomar uma decisão, que foi fugir para o Brasil.
Depois dessas invasão houve outras duas, a segunda foi a chegada dos franceses a Portugal, onde eles dominaram esse territorio, e dessa vez houve revoltas populares, pois os agricultores, pobres e comerciantes tentaram não aceitar a tomada francesa. Já na terceira foi a última cartada portuguesa para tentar tirar os franceses de seu território.
De 1808 até 1820 Portugal era Inglês, com a queda de Napoleão e a falta de um monarca em Portugal, as tropas britanicas estavam sempre presentes em solo portugues, até que todos começam a questionar a presença inglesa em seu território, a transformação do Brasil de colônia portuguesa para uma província que incluse, acolhia o Rei portugues Dom João. O que acontece posteiormente é a revolução do Porto, que rende a volta da corte portuguesa, irônicamente, para Portugal.
D.João e seu olhar vago no espaço.